Qualificação do Educador Espírita de Juventude

Por Rodrigo Sales

























"Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo." (O Espírito de Verdade, ESE Cap VI, item 5)

A tão difundida recomendação do Espírito de Verdade oferecida ao mundo desde o ano de 1860, é hoje um dos mais estimuladores pedidos que direcionam os passos de todos aqueles que buscam servir dentro da seara do bem sendo uteis da melhor forma possível. É graças ao estímulo para a conquista do amor que vemos, mesmo que de forma ainda muito acanhada, o movimento espírita mobilizando-se com o intuito de trazerem para as casas espíritas os trabalhos que possibilitem o desabrochar desse sentimento.

Um desses trabalhos é a Educação Infanto-Juvenil. Quão importante é esta apresentação da doutrina espírita às novas gerações que estão vindo ao plano físico da Terra neste novo período em que o planeta está inserido. Quão válido e grandioso este nobre empenho de encaminhar a infância e a juventude para o caminho do bem, do amor e da paz contribuindo desta forma para a edificação de uma sociedade melhor.

Porém, alguns muitos desafios são observados no transcurso das atividades. Podemos enumerar algumas como: falta de trabalhador, inadequação dos métodos pedagógicos utilizados em aula, falta de preparo psicopedagógico no planejamento das atividades, etc. É exatamente neste contexto que o papel da federativa é de extrema importância para facilitar e colaborar na minimização ou extinção de tais problemáticas.

Pensando nisso é que a Coordenadoria de Infância e Juventude da Comissão Estadual de Espiritismo - PE, mais uma vez se prepara para atender as necessidades do movimento espírita pernambucano; desta vez oferecendo aos educadores espíritas um curso focado na questão do trabalho e do desenvolvimento dos jovens dentro da casa espírita. Um curso voltado para a qualificação do educador espírita de jovens.

Será nos dias 23 e 24 de Março do corrente ano e trará diversas abordagens focadas na área da educação espirita dos jovens, tais como: planejamento didático para as aulas e vivências de projetos didáticos com os grupos jovens, desenvolvimento da capacidade do educador lidar com a didática X desenvolvimento dos aspectos biológicos, sociais, psicológicos e espirituais do jovem; mesa redonda para debates sobre desafios e conquistas nos grupos juvenis, oficinas sobre dinâmicas e jogos para educação espírita com jovens, a música nas aulas de juventude e o desenvolvimento da consciência ambiental com a oficina de materiais recicláveis como ferramenta de construção com os jovens, além da atração artística maravilhosa do Grupo Musical Espírita Voz e Caridade e da agradável sombra da mangueira da CEE-PE (Só quem já foi na sede da Comissão sabe como é maravilhosa a sombra daquele pé de manga).

Pensar em movimento espírita esquecendo do valor da qualificação permanente dos trabalhadores das instituições deste movimento, em especial dos educadores de infância e juventude, é desconsiderar a essência progressista do Espiritismo, e portanto, fadar o cristianismo redivivo a uma ultrapassada filosofia ideológica onde o amor só encontra definições em opacas palavras de uma folha de papel.

Muita paz!

0 comentários: