É Chegado o tempo!





        Olá galerinha do bem, amigos, amigas, irmãos e irmãs... Como é bom falar com vocês, como é bom dirigir nosso pensamento a cada uma dessas lindas flores que Deus cultiva no seu jardim e que são todos vocês, que somos todos nós: Jovens...
Passados alguns dias da realização da 24ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco podemos constatar a presença de um novo ideal, uma nova bandeira que se ergue nos corações dos jovens espíritas pernambucanos: a bandeira e o ideal da união e integração. É chegado, pois,  o momento de darmos as mãos e demonstrarmos a nossa força... a força do jovem espírita. Jovem esse que sabe ser feliz e proporcionar a felicidade aos que se encontram infelizes porque já compreende  que não deve  condicionar sua  vida a valores terrenos e temporários e sim a sentimentos nobres, a tesouros no céu como bem fez alusão Jesus em uma de suas lições. Jovem esse que sabe os caminhos que conduzem a plenitude do bem, porque está sempre proporcionando à sua vida uma reflexão que o leva a pensar, falar e agir equilibrada e harmoniosamente. Jovem esse que exala um perfume de flores do amor por onde passa porque já entende que bendita é a mão que distribui a caridade, bendito é o pensamento que é dirigido aos que sofrem em ato de misericórdia, bendita é a fala que consola as dúvidas e liberta as criaturas dos calabouços desequilibrados do medo, da culpa e das provações e expiações da vida.
É chegado o tempo, Jovem Espírita, de darmos nossas mãos e construirmos verdadeiramente um mundo melhor. Contribuir com nossa energia criadora para um mundo onde as criaturas vivenciem uma sociedade mais feliz, onde as guerras e as mais variadas formas de violência sejam retratadas em formato de lendas, onde as tristezas e misérias humanas sejam apenas histórias infelizes de uma época em que as criaturas cultuavam as manifestações e expressões egoísticas de suas próprias mentes.
É chegado o tempo de superarmos os fantasmas da desunião e da instabilidade emocional nas relações humanas. O tempo de agora é o de darmos uma nova estrutura ao pensamento espírita, provocando um equilíbrio maior entre o pensar e agir, entre o falar e o fazer. Pensemos no bem, mas também busquemos acompanhar nossa ação nesta mesma base comportamental; dignifiquemos nossa fala para que ela seja a fala de Deus às almas humanas, mas da mesma forma direcionemos nossas mãos ao encontro dos tijolos-luz a construir na Terra um novo mundo capaz de ser a expressão máxima da Regeneração.
É chegado o tempo de olharmos uns para os outros e dizer: Eu amo você, meu irmão! É tempo de sermos irmãos sem fronteiras. É tempo de ultrapassar as fronteiras. Infeliz do homem que se isola em suas concepções, pois está fadado ao estagnar das suas habilidade e talentos, porém quão feliz é aquele que ama, a semelhança do bom samaritano, sem olhar a quem. E muito mais feliz é aquele que trabalha lado a lado daqueles que pensam diferente, mas que compreende que apesar das diferenças temos semelhanças e são essas  que oferecem a força capaz de somar em um todo existencial o manancial de luz a lançar no mundo as formas mentais luminosas para  uma nova era.
Já disse alguém em algum momento do passado: “O sol não tardará se juntos lutarmos para um novo amanhecer ”, e como esse amanhecer está se aproximando,  é chegada a hora de juntos pensarmos, falarmos e agirmos na edificação do reino de Deus em nosso ser e, por consequência, no surgimento da era do amor.
O verbo amar é a expressão maior de toda a criação divina quando buscamos conjugá-lo através de nossas atitudes, mas fazendo antes o que bem explicou o sábio professor Pestalozzi quando disse que devemos pensar no bem e trazer esse pensamento ao nosso coração para que ele se transforme em sentimento para que através de nossas mãos seja ele exteriorizado a todos os que nos cercam. Jesus amou o mundo e hoje é o modelo e guia da humanidade exatamente porque conjugou o verbo amar em suas ações, e mesmo passando pelo vale das sombras da ignorância humana ensinou-nos a seguí-lo quando nos diz ser o caminho, a verdade e a vida.
Após finalizada esta 24ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco ficamos evidentemente, por razão do sucesso ideológico e prático que esta semana apresentou, a esperar para a próxima edição deste evento maravilhoso que aproximou grupos de jovens espíritas e acima disto proporcionou tanta integração e dinamização. Porém, os benfeitores da humanidade pedem a nós: não parem, continuem... o bem não deve ser expresso através da vivência de alguns momentos, mas de uma ação constante. E será graças a essa constância que os projetos do amor encontrarão durabilidade e permanência na Terra, esta abençoada oficina de trabalho e edificação de homens melhores e mais felizes.
Portanto, vamos juntos continuar durante todo o ano estas atividades de união, integração e fortalecimento dos nossos grupos jovens. É chegado esse tempo, é chegada essa hora, é o momento da gente ir em frente transformando os velhos conceitos em novas ideias capazes de imprimir no nosso querido movimento espírita pernambucano a bandeira do amor e de um mundo melhor.
Amo todos vocês porque já estou entendendo que podemos envolvidos por este sentimento sermos fortes e união, e através desta união sermos os instrumentos de Deus a transitar sobre a Terra dando a ela a formatação moral de um mundo regenerado pelo amor.

Abração a vocês: jovens espíritas!!!

Rodrigo Sales
Coordenadoria da 24ª Semana do Jovem Espírita de Pernambuco

0 comentários: